Em 1986, pleiteei o preenchimento da cadeira de nº 23 da APL ao Dr. Waldemir Miranda; vaga com o recente falecimento do saudoso acadêmico Gilberto Osório de Oliveira Andrade. Havia vários motivos que justificaram o meu pedido. Sugestão e estímulo de minha mulher, uma querida companheira de cinquenta e três anos de vida conjugal. O desejo de possuir assento no templo que também abrigou meu pai. E a esperança de conviver com tal culta comunidade.

Na ocasião, Daury da Silveira Santos se inscreveu comigo. E, como candidatos, meses depois, retiramos a candidatura juntos e solidariamente em adesão ao movimento dos acadêmicos de aclamação do mestre escritor, antropólogo e sociólogo, Gilberto Freyre, valioso patrimônio da cultura brasileira, que ocupou a referida cadeira de nº 23 dessa Instituição.

Em 29 de julho de 1987, solicitei a minha segunda inscrição à vaga deixada pelo saudoso escritor Fernando Pio dos Santos. Outras razões me animaram nessa segunda tentativa. A primeira e mais importante de todas essas razões refere-se ao apreço e simpatia que tenho merecido dos amigos acadêmicos que quiseram me fazer confrades deles, apoiando e estimulando a minha segunda inscrição. Em 16 de novembro de 1987, fui eleito Acadêmico para Cadeira nº 9, cujo patrono é o Monsenhor Muniz Tavares. Tomei posse em 4 de fevereiro de 1988.


Discurso de Posse por Hilton Sette

Discurso de Recepção por Lucilo Varejão Filho