Já em princípios de 1946, eu havia realizado sozinho uma excursão do Recife à Petrolina, no extremo Oeste do Estado, a fim de colher subsídios para elaborar uma tese que pretendia defender em concurso para catedrático no Ginásio Pernambucano. A viagem, mal acomodado numa boleia grande de caminhão, abarrotado de mercadorias, durou dois dias e meio de ida e outros tantos de volta, com pernoites, respectivamente, em Caruaru e Serra Talhada, em Parnamirim e Arcoverde. Com apontamentos de observações, inquirições, diálogos com moradores que trouxe e, aplicando a teoria de Ricchieri, pude identificar a diversificação das paisagens e escrever “Regiões Naturais de Pernambuco “ para o tal concurso, que não chegou a se realizar.

Os anos 50 representaram para mim o apogeu de minhas atividades no campo geográfico. Nesse período e na Universidade Federal de Pernambuco, integrei - ao lado de Mario Lacerda de Melo, Gilberto Osório, Manuel Correia de Andrade, Dárdano de Andrade Lima, José Heskett Lavareda e Tadeu Rocha - uma dinâmica equipe de pesquisas geográficas que percorreu quase todo o território pernambucano, paraibano, Sul do Ceará e Oeste de Alagoas em proveitosas excursões.

Fundamos a Secção Regional de Pernambuco da Associação dos Geógrafos Brasileiros (1952). Fui membro da diretoria em diversos anos da nossa AGB pernambucana e seu presidente em 1958. Participei das assembléias nacionais reunidas em Campina Grande, Garanhuns e Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Colaborei na organização e tomei parte na Excursão Nordeste, através dos Estados de Pernambuco e Paraíba, promovida pelo último congresso internacional de Geografia no Brasil, com a presença de geógrafos franceses, russos, inglês, italiano e sueco.

A Universidade promoveu dois Cursos de Pós-graduação, um sobre Geomorfologia, ministrado por Francis Ruellen e outro sobre Geografia Humana, sob a responsabilidade de Michel Rochefort.

Como frutos de minha presença em quase todos esses eventos, elaborei e publiquei os seguintes ensaios geográficos: “A Micro-região da Serra Negra”, “A Paisagem Física do Cabo de Santo Agostinho”, “O Sítio Urbano de Garanhuns”, “Atividades Pesqueiras de Pernambuco” e a Tese sobre Geografia Urbana com que conquistei a cátedra do Ginásio Pernambucano.

Produção Bibliográfica(PDF)